Asterisk PABX IP. Mas o que é o Asterisk?

Asterisk PABX IP é uma poderosa plataforma, open source, que permite a criação de uma central telefônica multiprotocolo com possibilidade de conectividade entre as redes de telefonia pública e as redes de telefonia VOIP, a partir de um simples computador.

Voto dos leitores: 5.0 (4 votos)
Sending

Porém a melhor definição para Asterisk PBX IP nós podemos retirar do site www.asterisk.org que é o repositório oficial desta poderosa ferramenta patrocinada pela DIGIUM. Lá podemos ler a seguinte definição:

Asterisk é um framework open source para a construção de aplicações de comunicações. Asterisk transforma um computador comum em um servidor de comunicações. Asterisk cria sistemas PBX IP, gateways VoIP, servidores de conferência e outras soluções personalizadas. Ele é usado por pequenas empresas, grandes empresas, call centers, operadoras e agências governamentais, em todo o mundo. Asterisk é livre e de código aberto. Asterisk é patrocinado pela Digium.

Segundo consta ainda neste mesmo site, existem nos dias atuais, mais de um milhão de sistemas de comunicação baseados em Asterisk em uso, em mais de 170 países.

Um pouco mais sobre o Asterisk PABX IP.

Esquema de uma central Asterisk PBX

Esquema de uma central Asterisk PBX

Hoje é fácil encontrar uma gama de interfaces gráficas para gerenciamento do Asterisk PABX IP, normalmente desenvolvidas para plataforma WEB, sendo algumas já bastante difundidas e utilizadas e que vieram justamente com o intuito de facilitar a vida dos usuários e administradores evitando a obrigatoriedade de ser um expert em ambiente de linha de comando para poder gerenciar a plataforma.

Dentre as principais interfaces utilizadas podemos citar algumas aqui: Elastix [http://www.elastix.org/] e FreePBX [https://www.freepbx.org] e outras, sendo que o ELASTIX tem tido bastante evidencia na atualidade.

Há diversas implementações, que são verdadeiros case de sucesso, seja como plataforma de telefonia ou para atendimento especializado em Contact Centers. Alguns desses casos de sucesso você pode encontrar no site da própria DIGIUM [ou clique aqui].

Há também registro de instituições que chegaram a remover plataformas consagradas no mercado internacional para implementar uma solução baseada em Asterisk, como pode ser visto aqui [http://www.asteriskbrasil.org/].

Pela facilidade de implementação em nuvem, com a convergência para este tipo de plataforma apresentada com essa modalidade de prestação de serviço, o Asterisk também se fortalece. Já temos no mercado nacional e mundial, empresas que fornecem serviços que permitem aos usuários possuir seu PABX virtual, com direito a URA e tudo o mais que o Asterisk oferece.

Há diversos motivos que explicam o vertiginoso crescimento dessa plataforma, mas tanto a questão do baixo custo para implementação em se comparando com grandes nomes do mercado, somado à possibilidade de atuação com VOIP de maneira bastante simplificada e também ao domínio que se tem sobre a plataforma e que permite não apenas um excelente gerenciamento do ambiente como também personalização para cenários específicos, são sem sombra de dúvidas bons motivos para que você e sua empresa comecem a olhar com bons olhos para esse mundo encantador da telefonia que pode ser vislumbrado com o poder do Asterisk PABX IP.

Esse é um post para ajudar no entendimento para àqueles que ainda não possuem familiaridade com essa poderosa ferramenta, ou para àqueles que apenas queriam uma definição rápida sobre o assunto.

No entanto, para todos os demais, os mais curiosos sobre o assunto, para os estudantes e também para os profissionais que lidam com Asterisk em seu dia a dia, fica o convite para que fiquem à vontade para ler outras postagens deste site e também para deixar seus comentários ou suas opiniões sobre os artigos que encontrar por aqui ou até mesmo em nos enviar seus pedidos de artigos e suas dúvidas sobre assuntos ligados ao Asterisk PABX IP.

Siga-me

Claudio Eden

Profissional da área de Tecnologia da Informação desde 1986, graduado em Gestão de TI, graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e cursando especialização em Engenharia e Arquitetura de Software.

Sólidos conhecimentos em infra-estrutura de TIC e Service Desk. Larga experiência em gerenciamento de equipes e contratos, Aderência aos princípios de governança de TIC. Conhecimento dos padrões e melhores práticas de mercado para TIC baseado em ITIL.

Atuando oficialmente com Asterisk desde 2010, gerenciou a plataforma em Contact Center com grande volume de ligações e desenvolveu um projeto cuja base é o Asterisk.
Siga-me