Asterisk: como resolver o erro Unable to lookup

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Uma situação típica que ocorre no Asterisk logo após realizar o comando “sip reload“, pode fazer com que você se depare com as seguintes linhas em sua console CLI, que lhe alertam sobre o problema “Unable to lookup“, como podemos ver nas linhas de código abaixo transcritas do trecho onde o erro foi apresentado. Lembrando que essa sinalização também poderá ser encontrada no arquivo de log do seu Asterisk.

Pois bem, se você se deparou com esse alerta em seu Asterisk, saiba que este problema está relacionado à resolução de nomes [DNS] em seu servidor. Dentre as diversas causas possíveis, está uma recente alteração que você tenha feito do hostname de seu servidor, podendo também existir outras causas.

Resolvendo o erro Unable to lookup no Asterisk

Para resolver esse pequeno impasse, basta que editemos o arquivo /etc/hosts e façamos a correção na linha onde está o nome antigo do servidor ou, caso não exista nenhuma entrada, devemos inserir uma nova linha como pode ser visto logo abaixo, tomando o cuidado de substituir o nome do host e o domínio [FQDN] para o nome de domínio real em sua rede.

Veja abaixo a listagem de uma saída ainda COM O ERRO: 

Agora, depois do ajuste no arquivo /etc/hosts, essa deve ser a saída em seu CLI, já SEM O ERRO:

NOTA: este problema e solução foram detectados e solucionados em um servidor rodando Debian 7 + Asterisk 1.8

 Espero ter ajudado. Fiquem à vontade para deixar seus comentários ou mesmo suas opiniões sobre este artigo ou até mesmo em nos enviar suas dúvidas sobre assuntos ligados ao Asterisk.
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Claudio Eden

Profissional da área de Tecnologia da Informação desde 1986, graduado em Gestão de TI, graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e cursando especialização em Engenharia e Arquitetura de Software.

Sólidos conhecimentos em infra-estrutura de TIC e Service Desk. Larga experiência em gerenciamento de equipes e contratos, Aderência aos princípios de governança de TIC. Conhecimento dos padrões e melhores práticas de mercado para TIC baseado em ITIL.

Atuando oficialmente com Asterisk desde 2000, gerenciou a plataforma em Contact Center com grande volume de ligações e desenvolveu um projeto cuja base é o Asterisk.
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