Resolvendo o erro “SIP subscribe for peer without mailbox” no Asterisk

Como já dito em outros posts aqui mesmo no Asterisk Hands-On, é papel crucial e fundamental do administrador do Asterisk verificar continuamente a console e os arquivos de log em busca de alguma anormalidade que deva ser corrigida e evitar maiores problemas ou custos que não são inerentes ao processo normal.

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Algumas mensagens do asterisk chamam nossa atenção e dentre elas podemos citar a mensagem "SIP subscribe for peer without mailbox". Essa é uma mensagem comum e que você se depara com ela fazendo uma verificação no arquivo de log em seu Asterisk ou mesmo durante uma análise corriqueira através da interface CLI:

Isso é um indício de que a linha que define o mailbox do peer em questão, ou não existe ou não está configurada corretamente.

Aplicando uma solução para “subscribe for peer without mailbox”

Resolvendo o erro "SIP subscribe for peer without mailbox"

Resolvendo o erro “SIP subscribe for peer without mailbox”

Para solucionar este problema, basta que façamos a inserção da linha abaixo em seu arquivo SIP.CONF, para cada peer que apresentar essa mensagem.

Por exemplo, se está recebendo essa informação para o peer 4500, localize o contexto específico dentro do arquivo SIP.CONF e insira a linha que especifica o mailbox para este peer, conforme abaixo:

[4500]

mailbox=4500 @default

Pronto. Salve o arquivo, volte à console de seu Asterisk e execute o comando “sip reload”.

Acompanhe o log do sistema e verifique se de fato está tudo OK e se você resolveu todos os peers que apresentam esta mensagem.

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Claudio Eden

Profissional da área de Tecnologia da Informação desde 1986, graduado em Gestão de TI, graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e cursando especialização em Engenharia e Arquitetura de Software.

Sólidos conhecimentos em infra-estrutura de TIC e Service Desk. Larga experiência em gerenciamento de equipes e contratos, Aderência aos princípios de governança de TIC. Conhecimento dos padrões e melhores práticas de mercado para TIC baseado em ITIL.

Atuando oficialmente com Asterisk desde 2010, gerenciou a plataforma em Contact Center com grande volume de ligações e desenvolveu um projeto cuja base é o Asterisk.
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