Silenciando a saída AMI no asterisk.

Como silenciar a interface AMI do asterisk com o “Events: off”.

Passando por outra fase do desenvolvimento envolvendo PHP + Asterisk, precisei executar comandos via interface AMI. Para ter certeza sobre o funcionamento do comando, fiz o básico: me conectei à interface AMI do meu asterisk através da aplicação telnet na porta padrão.

O ruim do teste era a quantidade de dados que passavam loucamente na tela, onde mal se tinha tempo para digitar um comando pois os caracteres digitados iam sendo engolidos pelo tráfego que fluia em grande velocidade, afinal, tudo que se passa dentro do asterisk, “passa” por ali.

Como eu já havia passado pelo mesmo problema na console CLI e consegui descobrir como silenciar os logs na console CLI para efetuar meus testes com tranquilidade, imaginei que fuçando, encontraria como fazer o mesmo na interface AMI. Bingo. Basta que ao se conectar na interface, usar o parâmetro Events com o valor off. Veja como:

MeuServidor:~# telnet localhost 5038

Trying 127.0.0.1…

Connected to localhost.

Escape character is ‘^]’.

Asterisk Call Manager/1.1

Action: login

Username: <your_user>

Secret: <your_pass>

Events: off

Response: Success

Message: Authentication accepted

Pronto. Feito isso, você terá uma tela exclusiva, onde só irá aparecer os resultados dos comandos que você digitar.

DICA: tenha em um arquivo texto simples, os principais trechos de códigos utilizados na interface AMI para que você possa copiar e colar no terminal onde está executando o telnet. Assim, você terá mais rapidez, evitando que a sessão do telnet expire ou até mesmo de errar na digitação e ter que redigitar tudo novamente. Copiou, colou, dois enters e pronto.

 

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Claudio Eden

Profissional da área de Tecnologia da Informação desde 1986, graduado em Gestão de TI, graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e cursando especialização em Engenharia e Arquitetura de Software.

Sólidos conhecimentos em infra-estrutura de TIC e Service Desk. Larga experiência em gerenciamento de equipes e contratos, Aderência aos princípios de governança de TIC. Conhecimento dos padrões e melhores práticas de mercado para TIC baseado em ITIL.

Atuando oficialmente com Asterisk desde 2010, gerenciou a plataforma em Contact Center com grande volume de ligações e desenvolveu um projeto cuja base é o Asterisk.
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